Nos dias de hoje, o marketing digital é uma parte importante do sucesso de qualquer empresa. Com as ferramentas disponíveis atualmente, é possível alcançar um grande número de potenciais clientes com baixo custo e pouco esforço. Entre os canais mais utilizados para contactar clientes, encontramos o SMS Marketing e o Email Marketing.
“se a campanha for relativa a uma oferta limitada no tempo que requer uma ação imediata, ou a produtos B2C, o SMS Marketing pode ser a forma mais eficaz de gerar resultados.”
Os diferentes custos associados
O SMS Marketing é geralmente mais caro do que o Email Marketing se considerarmos a métrica de custo por mensagem enviada, pois o envio de uma mensagem de texto implica sempre um pagamento à operadora que recebe e entrega a mensagem ao utilizador (ex: Vodafone). Já o envio de um email, onde apesar de existirem diversas plataformas que suportam diversos custos, não existe um pagamento para a entrega de uma mensagem (ao Gmail por exemplo).
Dado estes custos, resulta que os utilizadores recebem um grande volume de emails e um menor volume de mensagens diariamente, e a atenção dada e os filtros existentes (spam) nos serviços de email (ex: Gmail). Esta diferença de volume e atenção dada, pode fazer que apesar do custo por envio seja superior no SMS marketing, outros custos, como o custo por visualização, ou o custo por visita (no caso que e sms/email incluam uma ligação) ou o custo por ação (compra, registo, chamada, etc) possa ser inferior no SMS marketing do que no Email marketing.
Obviamente que o tipo de campanha, produto ou serviço que se quer promover, e da base de dados utilizada para esse efeito tem um impacto nos respectivos resultados. E a escolha não é necessariamente mútua, uma empresa pode fazer o envio de uma newsletter semanal para os seus clientes, e fazer o envio de uma campanha associada a uma data específica através de SMS marketing. E a mesma empresa pode perguntar aos seus clientes, se pretende receber promoções através de SMS ou Email e fazer envio em ambos os canais simultaneamente.
Qual é o tipo de comunicação que atinge mais visualizações?
No que se refere ao SMS Marketing e ao Email Marketing, é difícil definir universalmente qual é o canal com melhores resultados. Alguns utilizadores preferem o SMS Marketing porque as mensagens são curtas e fáceis de ler. Alguns utilizadores acham que as mensagens de texto são demasiado intrusivas. Por outro lado, alguns utilizadores preferem o Email Marketing, pois as mensagens são mais detalhadas e oferecem mais informações. Por fim há alguns utilizadores que não têm ou não consultam (excepto se necessário) a sua caixa de email e apenas são alcançáveis através de SMS marketing.
Qual consegue atingir melhores resultados?
A resposta a esta pergunta depende do tipo de público-alvo. Por exemplo, se a campanha for relativa a uma oferta limitada no tempo que requer uma ação imediata, ou a produtos B2C, o SMS Marketing pode ser a forma mais eficaz de gerar resultados. Se por outro lado, for necessário um esforço recorrente de promoção de uma gama de serviços ou produtos, ou for relativo a produtos ou a serviços B2B, o Email Marketing pode ser mais adequado.
Como é recebido cada estratégia pelos utilizadores?
No caso do SMS Marketing, as mensagens não solicitadas podem ser muito incómodas para o usuário caso não seja possível cancelar o recebimento das mesmas e/ou as mensagens ocorram com uma frequência muito elevada. Já no caso do Email Marketing, e dado que a maioria das aplicações já aplicam filtros de spam ou de classificações de categorias mensagens, e dada a generalidade do Spam neste canal, o incómodo tende a ser um “mal menor” para os utilizadores.
É importante referir, que em ambos os casos, todas as mensagens enviadas por email ou sms devem indicar ao utilizador como pode indicar ao emissor da mensagem que não pretende continuar a receber essas mensagens, sendo este cuidado uma obrigação legal em ambos os casos (é o chamado opt-out).
A importância da mensagem enviada ao utilizador
No que diz respeito à receção da mensagem pelos utilizadores, a eficácia de uma campanha depende maioritariamente da qualidade da mensagem e do interesse que desperta no utilizador. É importante que a mensagem seja relevante e atraente para o utilizador.
Se o utilizador sentir que a mensagem tem algum valor, ele será mais propenso a interagir com a campanha e a realizar a ação desejada, como por exemplo: comprar um produto ou se inscrever em um serviço e continuará disponível para continuar a receber mensagens semelhantes.
Por norma são utilizados descontos e ofertas nestas mensagens, que são apelidados de “ganchos”, para atrair o utilizador. A vantagem inerente ao uso destes “ganchos” é que também reduzem a propensão do utilizador de ficar incomodado com a recepção da respectiva mensagem. Enviar a mensagem “Visite a nossa loja hoje mesmo” ao invés de enviar a mensagem “Apenas hoje 20% de desconto em toda a loja” é mais desagradável para o utilizador. No segundo caso, ainda que num caso hipotético, o utilizador não acabe por estar interessado na oferta, existe a ideia da parte do utilizador que é uma boa oportunidade que merece ser-lhe comunicada. Já no primeiro caso, não existe nenhuma oferta evidente para o utilizador, logo este tenderá a considerar a mensagem como desnecessária.